DESTAQUE

    EM DESTAQUE

    Siga o GL no Facebook

Loading...

Resenha: Fique Onde Está e Então Corra

Então galera desse mundão lindo, hoje venho aqui com um propósito, falar e comentar um pouco sobre um livro que eu simplesmente amei. Terminei de lê-lo minutos atrás e preciso urgentemente compartilhar a minha opinião com vocês. Sério, eu estou com os olhos brilhando de tanta felicidade, durante esta resenha - provavelmente - eu me revolte em algumas frases mas não fiquem preocupados, ok? Eu estou perfeitamente bem, sou uma borboleta azul sobrevoando um jardim de rosas. Boa leitura galerinha linda.

Título: Fique Onde Está e Então Corra
Título Original: Stay Where You Are and Then Leave
Livro Único.
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 224
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob

SinopseAlfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

Alfie Summerfield acabara de completar cinco anos quando a guerra começou - ai Deus, sim, a história se passa na guerra. Ela consegue se lembrar facilmente do dia, sua avó choramingando, seus pais preocupados, e o pior de tudo, nenhum convidado aparece para a festa. Seu pai George apenas conversava com o filho, sorridente e fazendo comentários engraçados a esposa, Margie, mãe de Alfie. 
Antes da guerra, o garoto tinha uma vida boa e feliz ao lado dos pais, sempre sorridentes e bem humorados, sempre havia motivos para a família sorrir. Alfie pedia ao pai todos os dias para que o acompanhasse na carroça de leite que percorria boa parte de Londres entregando diversas garrafas de leite - sério Guilherme? - . George resolve se alistar sem problemas, o que espanta toda a sua família e amigos já que o alistamento não era obrigatório. Mas George insistia em dizer que a guerra não duraria muito, tudo acabaria antes do Natal, ele só não sabia que estava errado.
Desde a ida de George a guerra, Margie começara a trabalhar como enfermeira em um hospital local, já Alfie conseguira uma caixa de engraxate e começou a trabalhar - sem a mãe saber - na estação de trem engraxando sapatos de vários senhores - Meu Deus?! O que está acontecendo com as minhas frases? - . Mas então, em uma manhã. Alfie descobre que seu pai não estava mais na guerra - o que era óbvio já que George não mandava cartas há um ano - . Motivado com a volta do pai, o garoto vai até o hospital, mas, descobre que seu pai não era mais o mesmo. Ele sofrera com traumas na guerra e sofre com a estranha '' neurose de guerra ''. 
O sentimento dos habitantes ingleses também foi bem retratado. O sentimento de orgulho, ou de decepção, de impaciência e de desgraça. Senti uma enorme euforia, junto aos personagens, quando a guerra finalmente terminou. Parecia que eu havia encarnado naquela história. 

“Me ajude. Disseram que ia acabar antes do Natal. Só não disseram qual Natal.”

Este é aquele tipo de livro que te faz flutuar nas nuvens, eu me perdi em meio ao tempo em que a guerra ocorreu, as reflexões de Alfie são bem curiosas, afinal, ele é uma criança de 9 anos. John Boyne me surpreendeu mais uma vez com a narrativa, ele descreve perfeitamente o cenário, a convivência dos ingleses, o trauma dos soldados, as cartas de George.  Talvez foi o protagonista que mais tenha me conquistado nessa trama. Seu jeito de questionar, raciocinar e observar os adultos em sua volta era muito interessante e peculiar. Além de tudo, Alfie sabia nos emocionar com suas frases impactantes e suas observações tocantes. Através dele pudemos imaginar as consequências de uma guerra na educação, saúde e bem-estar de uma criança. O tema que Boyne escolheu me chamou muito atenção. Ele procurou trabalhar não com a guerra em si, mas com suas consequências. Trabalhou com a neurose de guerra, com os suprimentos alimentares que nunca chegavam às mesas; representou os soldados que retornavam mutilados, as famílias que recebiam uma notícia terrível todos os dias... Fique Onde Está e Então Corra é um livro especial justamente pelos seus conteúdos

“Todas as noites, antes de dormir, Alfie Summerfield tentava recordar como era a vida antes de a guerra começar. E a cada dia era mais e mais dificil ter uma lembrança clara.”

Fique Onde Está e Então Corra é um bom livro, só não gostei muito da narração - é muito rápida, é um livro curto. Bem curto. Muito curto. Eu o li em uma hora, sério. Acho que o autor podia ter prolongado a história um pouco mais. Mas meu Deus! O que é aquilo no meio da história?! George? Meu Deus! Eu preciso contar, preciso mesmo! Mas não vou - a maldade me dominou agora - .
A editora Seguinte fez um ótimo e lindo trabalho, sinceramente eu não encontrei erros de ortografia durante a leitura, e entre nós, a capa é linda né gente? Meu Deus! Quero comê-la!
Mas é isto gente. Super recomendo este livro para quem gosta de histórias relacionadas a guerra, drama, crianças e fortes emoções.

GOSTOU DA RESENHA? NÃO ESQUEÇA SE DE COMENTAR DEIXANDO A SUA OPINIÃO. 








author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Sua descrição vem aqui!

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

CodeNirvana
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "
© Copyright Template 00742| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top